As obras de restauração já estão em andamento em mais duas importantes rodovias do Vale do Rio Doce. Um total de 25,4 quilômetros no trecho entre Caratinga e Bom Jesus do Galho na MG-329, além de 19,3 quilômetros entre Inhapim e São Sebastião do Anta na LMG-823, estão passando por melhorias substanciais. Essa iniciativa abrange um total de aproximadamente 45 quilômetros, trazendo benefícios significativos para a qualidade de vida dos moradores e impulsionando a economia local, voltada para o cultivo de café.
As intervenções, que estão sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), têm foco na recuperação funcional e estrutural do pavimento, como parte do ambicioso Provias, o maior pacote de projetos rodoviários da última década. Esses trabalhos, que tiveram início em maio deste ano, têm previsão de conclusão em um período de 12 meses, com um investimento total de R$ 18 milhões.
Os trabalhos já foram iniciados no trecho da rodovia MG-329, com operários e equipamentos atuando na reconfecção da base, reperfilamento do pavimento, fresagem e recomposição do revestimento asfáltico. Após essas etapas, será aplicada uma camada de microrrevestimento asfáltico, seguida pela sinalização e instalação de dispositivos de segurança viária.
Ambas as rodovias são fundamentais para o transporte da safra de café da região, e a MG-329 também se conecta à BR-116, em Caratinga, facilitando a ligação com a BR-262, próxima a Rio Casca, na Zona da Mata.
Rodrigo Tavares, diretor-geral do DER-MG, comenta: “Após anos de condições precárias nas rodovias, as melhorias estão sendo implementadas em mais dois trechos. Estamos progredindo significativamente, o que é resultado de planejamento e da capacidade de investimento restabelecida pelo Governo de Minas”.
No âmbito do Provias, Minas Gerais está revitalizando sua malha viária estadual com projetos de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias. No total, são 122 trechos contemplados, representando um investimento total de R$ 2,3 bilhões.