A restauração da rodovia MG-338, localizada na Zona da Mata, está prestes a ser finalizada até o final de setembro. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) está atualmente concluindo os trabalhos de recuperação funcional ao longo dos 30 quilômetros dessa estrada, que se estende de Campolide, um distrito do município de Antônio Carlos, até Ibertioga, na região do Campo das Vertentes. Com mais de 85% das obras já realizadas, espera-se que todas as intervenções estejam concluídas até o final do próximo mês.
No momento, as equipes do DER-MG estão focadas na aplicação de um microrrevestimento asfáltico, bem como em serviços adicionais, como a marcação das faixas na estrada e melhorias na drenagem ao longo de toda a sua extensão, para lidar com o escoamento de águas pluviais e subterrâneas.
Rodrigo Tavares, o diretor-geral do DER-MG, enfatiza: “Estamos realizando conquistas significativas para a população de Minas Gerais por meio do programa Provias, e em questão de semanas, mais um trecho da estrada estará com um pavimento novo, beneficiando diretamente as localidades de Campolide e Ibertioga”. Ele acrescenta que esta obra, que teve início em setembro de 2022, representou um investimento de mais de R$ 11 milhões.
Além da MG-338, o Governo de Minas também está conduzindo diversas melhorias nas estradas que conectam as regiões do Campo das Vertentes e da Zona da Mata. Isso inclui a AMG-3085, que liga Goianá, no ponto de encontro com a BR-040 (Barreira do Triunfo) – João Ferreira, e a pavimentação do trecho entre Bias Fortes e Antônio Carlos, na MG-135, ambas já concluídas, como parte do pacote de obras do programa Provias.
Além desses trechos, o DER-MG está avançando com obras em outros locais, como os 12,9 quilômetros entre Lima Duarte e o acesso ao Parque Estadual de Ibitipoca, na LMG-871, e o trecho de 27 quilômetros entre Ressaquinha e Senhoras dos Remédios, na MG-420, previsto para ser concluído ainda neste mês.
O Programa Provias, com mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, tem como objetivo revitalizar trechos da malha rodoviária de Minas Gerais, com a realização de obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das estradas. Além disso, o programa deve gerar impactos econômicos positivos para o estado, prevendo a criação de 8 mil empregos diretos e 24 mil empregos indiretos durante a execução das obras.
Os recursos para essas obras foram obtidos por meio de um Acordo Judicial relacionado ao rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, bem como de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.