O Governo de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), anunciou nesta segunda-feira (2/10) o lançamento do Programa ConservaPro, um projeto destinado a aprimorar a qualidade dos serviços de manutenção regular nas rodovias estaduais.
A divulgação das informações ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada na Cidade Administrativa e contou com a presença do Secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, e do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
Os primeiros dois editais lançados englobam sete lotes rodoviários cada e abrangem aproximadamente 8.400 quilômetros de rodovias já pavimentadas. Estes editais preveem um investimento total de mais de R$ 455 milhões nos próximos dois anos, destinados aos serviços de manutenção rotineira das rodovias.
Os contratos do programa incluem uma variedade de atividades, tais como reparos em defeitos do pavimento, operações tapa-buracos, limpeza de bueiros e sistemas de drenagem, além da limpeza mecanizada das margens para melhor escoamento das águas pluviais e a manutenção das áreas verdes ao redor das rodovias.
Nos trechos contemplados, serão realizados tratamentos específicos para corrigir defeitos no pavimento, tanto de forma preventiva quanto corretiva, incluindo remendos profundos e pequenos segmentos de reperfilamento e fresagem.
Um aspecto crucial do programa é a manutenção preventiva dos bueiros de concreto ou aço, especialmente antes do período de chuvas intensas, a fim de evitar obstruções totais ou parciais.
“O objetivo-chave deste programa é assegurar que pequenos problemas nas rodovias não se transformem em situações mais graves, que representariam riscos aos usuários e custos significativos para o erário público”, destacou o Secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno. “O ConservaPro funcionará como um complemento ao Provias, prolongando a vida útil do pavimento em estradas que ainda não necessitam de uma reconstrução funcional”, acrescentou.
Para garantir que o programa gere resultados efetivos para a sociedade, os investimentos serão substancialmente ampliados. “Até então, o DER-MG investia aproximadamente R$ 7 milhões anualmente na manutenção da malha rodoviária de cada regional. Com a implementação do ConservaPro, essas regiões passarão a receber, em média, R$ 24 milhões em investimentos”, explicou Rodrigo Tavares, diretor-geral do DER-MG.
A proposta do Governo de Minas é expandir esse novo modelo de manutenção para todas as 40 unidades regionais do DER-MG à medida que os atuais contratos forem expirando, visando aprimorar continuamente a infraestrutura rodoviária do estado.
Regiões contempladas com os primeiros editais do ConservaPro:
Regional DER-MG | Extensão em KM | Valor em R$ |
Barbacena | 808,8 | R$ 59.075.097,00 |
Araxá | 445,3 | R$ 45.388.427,46 |
Patos de Minas | 491,9 | R$ 49.516.428,28 |
Gov. Valadares | 794,1 | R$ 55.720.439,72 |
Uberaba | 733,7 | R$ 48.441.724,13 |
Pirapora | 539,0 | R$ 37.241.065,75 |
Abaeté | 571,1 | R$ 42.427.903,76 |
Itabira | 625,5 | R$ 17.971.227,44 |
Araçuaí | 439,9 | R$ 14.565.617,38 |
Pedra Azul | 552,5 | R$ 17.646.743,87 |
Janaúba | 676,4 | R$ 17.411.043,80 |
Januária | 501,3 | R$ 16.046.846,43 |
Capelinha | 628,1 | R$ 16.423.830,97 |
Coronel Fabriciano | 585,6 | R$ 17.471.424,36 |
TOTAL | 8.400 | R$ 455.347.820,35 |