Outras Rodovias de Minas

Trechos com radares registram queda de 77% no número de acidentes em rodovias estaduais

O índice de acidentes em trechos de rodovias estaduais onde foram instalados sistemas de controle eletrônico de velocidade apresentou uma notável redução de 77% entre os anos de 2011 e 2022. Em números concretos, essa queda significou uma diminuição de 22 mil incidentes em 2011 para apenas 5 mil em 2022, nos pontos sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Esses números corroboram com o que estudos já indicavam há décadas: a redução da velocidade em locais críticos das rodovias desempenha um papel crucial na drástica redução do número de vítimas graves e fatais no trânsito.

“Às vezes, ouvimos queixas infundadas sobre um suposto excesso de equipamentos de controle de velocidade nas estradas, mas os números falam por si e desmentem qualquer argumento de ‘indústria da multa’. Pelo contrário, as estatísticas revelam que apenas 0,08% dos veículos que passam pelos radares são autuados”, ressalta Beatriz Pinheiro, gerente de controle e segurança de tráfego do DER-MG.

Os dados compilados pelo DER-MG também demonstram que, nos locais equipados com redutores de velocidade, os acidentes podem ainda ocorrer, mas, devido às velocidades reduzidas, a gravidade das ocorrências é consideravelmente menor.

Um exemplo impressionante é observado na rodovia MG-235, KM 75,20, em São Gotardo, no Triângulo, onde o número de acidentes caiu 100% desde a instalação do radar em novembro de 2022. Isso ressalta a importância do gerenciamento da velocidade como uma eficaz ferramenta na luta contra a violência no trânsito, uma vez que existe uma relação direta entre a velocidade e as consequências dos incidentes, especialmente no que diz respeito ao número de mortos e feridos graves. Esse mesmo cenário se repete na MG-455, KM 41,70, em Andradas, Sul de Minas, com uma queda de 100%.

No Norte do estado, há também um bom exemplo na MGC-122, KM 136,25, onde o relatório do DER-MG aponta uma redução de 83% nas ocorrências de acidentes desde março de 2023.

Um caso interessante de como a tecnologia pode desempenhar um papel educativo fundamental na prevenção de acidentes é o quilômetro 52 da rodovia MG-010, próximo à comunidade da Vilinha, em Jaboticatubas. Nesse local, o radar está em operação há um ano, com a velocidade regulamentada em 60 km/h, e foi responsável por uma redução de 71% no total de acidentes naquele ponto.

Gabriel Rodrigues, proprietário de um restaurante na comunidade, testemunha diariamente a importância desse equipamento. Ele relata que, ao longo dos 24 anos em que está no local, presenciou inúmeros acidentes e chegou a perder amigos atropelados. A situação só mudou após a instalação dos controles de velocidade. “Eu atesto a importância desse equipamento. Depois que o DER-MG implementou os redutores de velocidade, os acidentes diminuíram consideravelmente. Mas, o mais importante é que os motoristas tenham consciência do seu papel”, destaca o comerciante.

Essa mesma opinião é compartilhada por profissionais envolvidos diretamente com o trânsito, como o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (PMRv), tenente-coronel Aleixo Junior. Ele vê o medidor de velocidade eletrônico como um aliado da Polícia Militar, pois incentiva os motoristas a respeitar os limites de velocidade estabelecidos por lei e a tomar medidas corretivas e preventivas ao volante, evitando acidentes.

A fiscalização eletrônica desempenha múltiplas funções. Os softwares utilizados nos radares são regularmente atualizados, e os equipamentos agora são capazes de realizar a leitura automática das placas dos veículos. Além disso, por meio dos radares, são coletados dados sobre o modo de transporte utilizado, quantidade de veículos em trânsito, velocidade média dos veículos, tempo estimado de percurso e outras informações fundamentais para o planejamento de melhorias e intervenções nas rodovias.

Atualmente, o DER-MG opera 660 radares fixos e monitora 62 pontos por meio de 28 radares portáteis. Antes de entrarem em operação definitiva, os equipamentos são devidamente calibrados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e passam por monitoramentos e inspeções regulares.

O DER-MG disponibiliza em seu site informações detalhadas sobre os radares fixos e portáteis, incluindo a rodovia, o quilômetro, a cidade, a velocidade regulamentada, o período educativo de funcionamento e o início das autuações, entre outras informações complementares.

O programa “DER Pela Vida”, lançado em setembro do ano passado e com previsão de investimento de R$ 45 milhões para 2024, concentra-se na melhoria da sinalização e na implementação de dispositivos de segurança viária em diversos pontos da malha rodoviária de Minas Gerais. O programa tem como objetivo prevenir e reduzir acidentes de trânsito nas estradas estaduais, especialmente com a chegada do período chuvoso.

O programa se baseia em três pilares fundamentais: controle de velocidade eletrônica, intervenções em pontos críticos nas rodovias sob jurisdição do DER-MG e educação para o trânsito. Cerca de 200 projetos de intervenção em rodovias já estão prontos, identificados por meio de estudos técnicos que apontaram áreas com riscos e histórico de acidentes. Em 2025, outros 130 projetos serão implementados, e o Departamento planeja desenvolver mais 200 projetos para execução em 2026.

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